O Enfermeiro da Equipe Saúde da Família é valorizado e realmente é remunerado como merece?  

O enfermeiro coordena o pessoal de enfermagem e faz a supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde. Além dessas duas atividades cabe ao enfermeiro o controle direto de materiais, especialmente os da farmácia e por esses motivos, geralmente acumula a gerência da unidade de saúde. 
Vale ressaltar que dificilmente o enfermeiro recebe uma gratificação extra por exercer essas atividades de gestão, porém é uma grande chance de conhecer e administrar as ações da unidade de saúde, utilizando de criatividade inata à profissão.
O enfermeiro, quanto membro da equipe de saúde, prescreve medicação conforme rotinas do Ministério da Saúde e realiza atividade educativa em prol da comunidade adscrita. Além do mais a promoção e prevenção está inserida no contexto e essas duas ações são os pilares do seu trabalho. 
O dever de ser responsável pela família que demanda o serviço e de dar continuidade ao atendimento será a plataforma de sua função. 
Mas o que falo aqui é somente o básico do trabalho do enfermeiro, existindo além das supracitadas, enumeras funções que não foram relatadas. 
Aí vai o meu questionamento: será que o enfermeiro ganha o que corresponde a seu salário? Por essas funções, os gestores municipais procuram mão-de-obra qualificada? A valorização do referido profissional é sentida? O que faz o enfermeiro ganhar tão pouco? 
O enfermeiro ganha muito pouco e até inferior, em certas regiões, até por profissionais de nível médio. Também acontece muito a contratação de profissionais recém-formados sem especialidades em detrimento a contratação de outros com maiores níveis, isso por não existir o interesse da gestão em qualidade e sim na ocupação de vagas, por exemplo, hospitais entregam suas maternidades aos enfermeiros generalistas e não o com especialidade em obstetrícia. 
Há sobrecarga de trabalho para conseguir estabelecer uma renda digna. O problema financeiro de muitos profissionais  são fatores influentes no que refere a capacitação e especialização, enfermeiros ficam desvalorizados perante aos colegas e membros da equipe de saúde e acabam entrando em um ciclo decadência tornando-se mais um profissional desqualificado. E todos esses fatores citados acima podem ser, em parte, a causa de ganhar tão pouco.