SISLOGLAB: Visão Geral do Preenchimento do MAPA e Boletim
O primeiro registro a ser feito no SISLOGLAB depende se você está preenchendo o MAPA (para monitoramento dos pedidos de ressuprimento de kits) ou o BOLETIM (para monitoramento da utilização dos testes rápidos). Ambos são de preenchimento obrigatório pelas unidades de saúde e devem ser preenchidos mensalmente.
MAPA
O MAPA é o documento utilizado para monitorar os pedidos de ressuprimento de kits. Ele deve ser preenchido em número de kits.
Passo a passo para o preenchimento do MAPA
- Acesso ao SISLOGLAB: Acesse o SISLOGLAB online através do endereço fornecido e faça login com seu usuário e senha. Caso não possua, o responsável por solicitar os acessos é a Coordenação Estadual.
- Seleção da Instituição: Após o login, selecione a instituição para a qual você deseja preencher o MAPA.
- Seleção do Teste Rápido: Clique na opção "MAPA" e, em seguida, no Teste Rápido que deseja preencher (HIV, Sífilis ou Hepatites B e C).
- Seleção do Mês: Escolha o mês para o qual você vai preencher o MAPA. O mês só estará disponível para preenchimento a partir do primeiro dia do respectivo mês.
- Observações: Na tela de digitação do MAPA mensal, o sistema mostrará os dados do usuário cadastrado. O único campo que poderá ser preenchido nesta tela é o de "OBSERVAÇÃO", onde o usuário pode registrar alguma informação relevante. Caso não haja informações, clique em "CONFIRMAR" para acessar a tela de digitação dos insumos.
- Saldo Inicial: O sistema irá trazer automaticamente o saldo inicial, que é o saldo remanescente do mês anterior.
BOLETIM
O BOLETIM é o documento utilizado para monitorar a utilização dos testes rápidos. Ele deve ser preenchido em número de testes.
Passo a passo para o preenchimento do BOLETIM
- Acesso ao SISLOGLAB: Assim como no MAPA, o primeiro passo é acessar o SISLOGLAB online e fazer login.
- Seleção da Instituição: Escolha o tipo de instituição, a UF e a instituição/laboratório para o qual deseja preencher o BOLETIM.
- Acesso ao Boletim Solicitante: No menu do sistema, clique em "Boletim" e, posteriormente, em "Boletim Solicitante".
- Seleção do Teste Rápido: Escolha a opção de Teste Rápido do qual deseja preencher o Boletim.
- Seleção do Mês: Selecione o mês de competência para o preenchimento.
- Data de Preenchimento e Observações: Após clicar no mês, o sistema apresentará os campos para preenchimento, incluindo a data de preenchimento (que é automática), a data de fechamento (que estará em branco até o fechamento) e o campo de observações.
- Número de Testes Reagentes: O próximo passo é preencher o número de testes reagentes. Para o HIV, há campos para T1 e T2; para os demais agravos, há um campo geral. Após preencher, clique em "confirmar".
- Utilização dos Testes: Após a confirmação dos testes reagentes, o boletim será habilitado para o preenchimento da segunda parte, onde são adicionados os dados referentes à utilização dos testes.
Observações
- O preenchimento do BOLETIM deve ser feito em número de testes, enquanto o do MAPA é em número de kits.
- As unidades de saúde são responsáveis pelo preenchimento mensal de ambos.
- É importante lembrar que o MAPA e o BOLETIM são documentos distintos, com finalidades diferentes. O MAPA é utilizado para o controle do estoque de kits, enquanto o BOLETIM é utilizado para o controle da utilização dos testes.