Quantas Consultas odontológicas e em qual período o Indicador de Gestantes com Atendimento Odontológico é considerado para fins de financiamento do Previne Brasil?

Para o indicador de gestantes com atendimento odontológico realizado: é considerada a gestante que, durante o período gestacional (42 semanas), teve pelo menos uma consulta odontológica individual.


No denominador Sisab: são consideradas as mulheres gestantes que no período avaliado completaram 42 semanas de gestação e estão corretamente cadastradas, por meio de um cadastro completo ou incompleto e vinculadas a uma eSF ou eAP. A identificação da gestação se dá a partir do cálculo da idade gestacional ou data da última menstruação preenchidas no sistema, durante o primeiro atendimento de pré-natal, realizado por médico ou enfermeiro cadastrado em eSF ou eAP. No numerador: são consideradas, entre as gestantes identificadas no denominador, as que tiveram no mínimo um atendimento odontológico individual realizado (e registrado) pelo cirurgião-dentista durante o período gestacional (42 semanas).

Fonte: Manual Instrutivo do Financiamento da Atenção Primária à Saúde