Como calcular a ponderação de cada indicador, para somatório de notas para o ISF (Indicador Sintético Final) ?

Conforme a figura abaixo temos 7 indicadores:

Para entender as formas de cálculo, precisamos de algumas definições:

  • Parâmetro: é a meta ideal para ser atingida, mas ainda não se configura a meta máxima para o calculo.
  • Meta: é o valor mínimo que o município tem que alcançar para consiguir a maior ponderação do peso. OBS: ultrapassando esse valor permanecerá o peso máximo do indicador, enquanto se a meta for menor a estabelecida pelo indicador, a ponderação será proporcional ao peso.
  • Peso: é o máximo que o indicador terá que atingir e faz parte do somatório que irá resultar no ISF. 

 Então vamos extrair a ponderação ou proporção do peso de 2 indicadores para exemplificar, um com peso 1 e o outro com peso 2. Serão utilizados os seguintes indicadores: proporção de gestantes com realização para sífilis e HIV e percentual de pessoas hipertensas com pressão aferida em cada semestre.

Calcular o desempenho feito pela equipe:

No primeiro indicador a equipe realizou 90% dos exames de sífilis e HIV em gestantes. Nesse caso, antes mesmo de calcular a ponderação, daremos o peso máximo para esse indicador, que é 1, já que a meta mínima ultrapassou os 60% propostas pelo Previne Brasil.

No segundo caso apenas 40% dos hipertensos aferiram a PA no semestre. Ao contrário do primeiro caso, temos que calcular a ponderação, pois o percentual é menor do que a meta mínima proposta pelo Previne Brasil, que é 50%. Então nesse caso em específico o peso máximo é 2 e o valor vai ser proporcional a esse peso. Vamos ao calculo:

  1. Multiplicar o valor atingido pela equipe por 10. No caso acima 40 x 10 = 400;
  2. Pega essa multiplicação e dividi pela meta que é proposta pelo previne que é 50%. 400 / 50 = 8;
  3. E por fim para calculo da ponderação pega o 8 do calculo anterior e multiplica pelo peso proposto no Previne Brasil, que é 2 (8 x 2 = 16). E por último dividi por 10, que irá dá o valor da ponderação do indicador (16 / 10 = 1,6). O valor a ser somado aos demais e fazer o ISF é de 1,6.
Se somássemos apenas esses 2 indicadores obteríamos 2,6 no ISF.
 
ATENÇÃO: temos uma planilha aqui que faz todos esses cálculos. Link abaixo: